segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Plantação de árvores em Lisboa

Um dos compromissos eleitorais da maioria que governa a Câmara de Lisboa é a plantação de, pelo menos, 5000 árvores por ano.

Assim, com vista à contínua renovação e revitalização da vegetação junto a diversos eixos viários da cidade, a Câmara Municipal de Lisboa iniciou um plano de plantação de 1 120 novas árvores de arruamento. Cerca de cinquenta destas árvores (Platanus hybrida) destinam-se a ocupar caldeiras na Avenida da Liberdade.

As freguesias de Marvila, Beato, Santa Engrácia, Coração de Jesus e São José estão já a ser contempladas no âmbito deste plano que se prolonga até ao mês de Abril.

Entretanto, os serviços municipais estão também a proceder à remoção de cerca de 270 cepos de árvores em vários arruamentos das Freguesias de Benfica, S. Domingos de Benfica, Campolide, Campo Grande, N.ª Sr.ª de Fátima, S. Sebastião da Pedreira, Coração de Jesus e Pena cujas caldeiras irão, também, receber novas espécies.

Só no Parque Florestal de Monsanto, na época de plantação 2011/12, que se iniciou em Novembro e se prolonga até Abril, já foram plantadas no Parque Florestal de Monsanto cerca de 4400 árvores, nas Vertentes Norte e Sul do Parque. Está ainda previsto a plantação de mais 468 árvores até Abril. Estas plantações inserem-se nas acções que a CML efectua frequentemente no Parque, de limpeza, desmatação e plantação, e que visam a sua manutenção e conservação.

Muitas destas árvores foram plantadas por voluntários, no âmbito de acções de responsabilidade social e ambiental.

Sem comentários: