quinta-feira, 24 de novembro de 2011

LisboaBIO



Lisboa recebe a primeira Feira Nacional de Produtos Biológicos cem por cento portugueses, em mais uma iniciativa da Câmara Municipal de apoio à produção nacional.

Dias 25, 26 e 27 de Novembro, o Centro das Artes Culinárias, no Mercado de Santa Clara, abre portas para mostrar o melhor que se produz em Portugal em agricultura biológica, estando representados 87 produtores nacionais. Chocolates, pão, vinhos, queijos ou o lançamento da primeira conserva de atum dos Açores em azeite biológico, são alguns, entre centenas de produtos que podem ser degustados e adquiridos até ao próximo domingo.

A LisboaBIO vai divulgar uma grande diversidade de produtos portugueses todos provenientes do modo de produção biológico que vão estar à venda e em degustação. Haverá ainda o lançamento de novos produtos, showcooking com chefs que vão confeccionar iguarias exclusivamente com produtos biológicos e palestras sobre a agricultura biológica, certificação dos produtos e as hortas urbanas de Lisboa.

Todos os dias, haverá espaço para degustação de produtos de todas as regiões do país, de norte a sul, passando pelas ilhas; showcookings às 14 horas (sexta-feira com Nuno Barros, chefe do Taberna 1300; sábado com Bertílio Gomes, chefe distinguido em 2009 com o Prix Chef de l’avenir” pela Academia Internacional de Gastronomia; e domingo com Maria Paola Porru, dos restaurantes Casanova, Casanostra e Pizza a Pezzi); e palestras às 16 horas (“A importância da Agricultura Urbana em Lisboa”, sexta-feira por Duarte Mata, CML; “Agricultura Biológica: porquê e como”, sábado, por Angelo Rocha, da Miosótis; e “Controlo e certificação dos produtos de Agricultura Biológica, domingo, por António Mantas, da Sativa, organismo de controlo acreditado).

A Feira funcionará entre as 12 e as 20 horas na sexta-feira, dia 25, e entre as 10 e as 18 horas, sábado e domingo. A entrada é livre.

Em Portugal produzem-se centenas de produtos biológicos, em todas as regiões do país e dos mais diversos tipos de produtos, sendo inclusive reconhecidos e premiados pela sua qualidade.

Venha conhecer o país dos produtos biológicos portugueses ao Centro das Artes Culinárias!

Programa completo aqui.

Sem comentários: