segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Quiosques de Lisboa
















Nos últimos anos, os quiosques têm contribuído para "mudar a paisagem" de Lisboa, trazendo mais vida e segurança aos parque, jardins e miradouros da cidade. Já são mais de 20, recuperados e novos, tradicionais e modernos. Largo Camões, Princípe Real, Botto Machado, Alameda D. Afonso Henriques, Monte Agudo, Jardim da Estrela, Jardim das Amoreiras, Praça José Fontana, são alguns dos locais que ganharam nova dinâmica. A colocação de muitos destes quiosques acompanhou obras de requalificação destes espaços.

Neste momento há dois concursos a decorrer, para uma cafetaria no Parque Oeste (Alta de Lisboa) e para um quiosque no Parque Bensaúde (São Domingos de Benfica). Outros se seguirão.

A estratégia é para manter, até porque, em altura de crise, são oportunidades de negócio acessíveis. O ano de 2011 trará novidades e mais quiosques, tão ou mais surpreendentes como os que, um pouco por toda a Lisboa, ajudam a recuperar esta tradição tão nossa.

Fica a sugestão para o feriado (ou para qualquer dia): descobrir a Rota dos Quiosques de Lisboa.

Fotografia do quiosque do miradouro de Santa Catarina.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esses quiosques sâo adequiridoa por quem? Po Pessoas que estão sem emprego, ou ou por Pessoas que teem bons tachos?

Sónia disse...

"em altura de crise, são oportunidades de negócio acessíveis"....este vosso comentário é muito relativo dado que no inverno os quiosques novos não têm condições para sequer estar abertos, quanto mais funcionarem ou fazerem dinheiro sequer para pagar a renda, nos quais chove dentro pelas "janelas" e os quais sem toldos impossibilitam que se tome sequer uma bica ao balcão, pois sem toldos, chove literalmente em cima do balcão. Não é só a autarquia cobrar rendas, há que tb dar condições aos arrendatários