domingo, 10 de janeiro de 2010

Notas de Trás-os-Montes

No final de 2009 aproveitei uns dias para regressar a Trás-os-Montes. Tomei algumas notas na viagem para colocar neste blogue, e que só agora o consegui fazer. Notas soltas, tomadas em pedaços de papel de ocasião e que aqui partilho.

27 de Dezembro
Chegada a Oura (Vidago). A despedir-me do ano onde o iniciei. Em família, mais uma prenda – o livro de Roberto Bolaño, “2666” – vamos ver se consigo lê-lo no ano que agora começa! Lembro-me de, ainda há poucos meses, ter estado aqui com o pintor João Vieira e de sentir que ia surgir uma amizade transmontana, mas 2009 levou-o… em Lisboa.

28 de Dezembro
De visita a Miranda do Douro, no Nordeste Transmontano, e, depois de uma posta mirandesa, no “Mirandês” (claro!) , ”Las mies purmieras palabras an Mirandês”, úteis para os Espaços Verdes…

… e para o Espaço Público.



29 de Dezembro


É bom acordar e passear na cidade de Miranda do Douro. Surpresa! Na Sé, o Menino Jesus tem uma cartolinha, guarda-roupa e já uma certa idade. Só nós.

Ida a Zamora. Perante a terra de El Cid e da imponência do castelo de Dona Urraca, mais do que um grito pelo Tratado da Independência, o orgulho pela nossa identidade.

Volta por Mogadouro, berço de Trindade Coelho e de um Sá Fernandes antigo, companheiro do escritor referido no livro “In Illo Tempore”. Será que os dois, “lá em cima”, comentam o arranjo da praça (Trindade Coelho) que fizemos em Lisboa?

30 de Dezembro
Na ponta mais oriental de Portugal, em S. João das Arribas, a olhar, como as águias, o Douro abrupto e geológico. Lá em baixo, um barco para levar viajantes, no percurso que ganhou o
primeiro prémio de Turismo. A fazer.

Visita ao museu de Miranda para encontrar as máscaras que, todos os anos, aparecem na Festas de Lisboa. O adeus de até breve.

No regresso à capital, a mirar castros e berrões, com passagem por Freixo
de Espada à Cinta e Barca d’Alva – o sítio de Guerra Junqueiro, a recordar o
jardim de Lisboa que tem o seu nome (“Jardim da Estrela”). Dormida em Figueira
de Castelo Rodrigo.
31 de Dezembro
A terminar o passeio, visita ao castelo do “traidor”
Cristóvão de Moura e a pensar no baptizado ibérico a que ia mais logo. Ainda bem
que os tempos são outros.
Baptizada a Diana e foguetes para o novo ano, em família.

Sem comentários: