quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Orçamento Participativo - 2ª fase


Começou hoje a segunda fase - votação - do 2º Orçamento Participativo. Até dia 15 de Janeiro, todos os cidadãos podem votar nas propostas que querem ver implementadas na nossa cidade, e que a Câmara irá executar.

Esta é uma medida que me deixa particularmente orgulhoso. É um exemplo de democracia participativa, de participação cívica, pela qual batalhei e que se tornou realidade ainda no mandato passado. Lisboa passou, assim, a ser a primeira capital da Europa a dispor uma parte considerável - 5 milhões de Euros - do seu Orçamento Municipal para ser aplicada em função da decisão directa dos seus munícipes.

Felizmente, em matéria de participação, este não foi o único exemplo que propus enquanto vereador e que passou à prática. A realização de reuniões de câmara públicas descentralizadas, com todo o Executivo a deslocar-se a todas as freguesias, fundamentais para sentir e ouvir as preocupações dos cidadãos, foi outra das medidas implementadas no mandato passado - dia 6 de Janeiro retomam.

Acredito, como sempre acreditei, na participação cívica. A democracia faz-se com todos e todos são importantes para tornar Lisboa numa cidade melhor. E até 15 de Janeiro todos devem participar.

Sem comentários: