quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O Convento da Graça é de Lisboa!


A enorme área verde envolvente ao Convento da Graça, com cerca de 2,6 ha e a maior do casco velho de Lisboa, será finalmente entregue à cidade e aos lisboetas.

O protocolo hoje aprovado contempla também, a médio prazo, a utilização da parada para estacionamento ao dispor de moradores, suprimindo outra necessidade de quem habita nesta zona.

Na minha opinião esta proposta é um enorme ganho para a cidade. É um ganho especialmente importante para os moradores das freguesias da Graça e Socorro, que vão beneficiar de uma nova zona verde, que muita falta lhes faz e que há muito, com razão, exigiam.

Sempre defendi que um edifício como este, único em termos patrimoniais, com painéis de azulejaria ímpares, com uma traça arquitectónica inigualável; e os seus jardins fossem de imediato devolvidos à cidade de Lisboa e aos lisboetas.

Era incompreensível que um espaço com esta riqueza tivesse uma utilização tão limitada e diminuta. E foi nesse sentido que, em 2000, enquanto lisboeta – um homem de Lisboa -, movi uma acção popular exigindo isso mesmo.

Por tudo isto, considero que hoje é um grande dia. Um dia em que a cidade de Lisboa sai vencedora. Um dia em que sinto, uma vez mais, que vale a pena lutar pelas causas em que acreditamos, que vale a pena ser persistente e determinado na defesa dos interesses da cidade de Lisboa.

Os mesmos valores que no passado me pautaram na denúncia são os mesmos valores que hoje me orientam na acção.

E é com isso que Lisboa pode contar.

Sem comentários: