terça-feira, 18 de agosto de 2009

Quiosques animam Lisboa


A Câmara Municipal de Lisboa continua a apostar em dinamizar os jardins, praças, miradouros e outros locais de Lisboa, por exemplo, com iniciativas com estas: a colocação e concessão de quiosques municipais. O i de hoje dá notícia, e bem, de um desses concursos, o de cinco novos quiosques e esplanadas para a Av. da Liberdade.

Este é património da Cidade, é uma das marcas da nossa identidade e que queremos preservar. Lançar concursos públicos para estes espaços, mas também recuperar quiosques abandonados, é também uma forma de apoiar a economia local. Prova disso, são as dezenas de propostas já apresentadas para os muitos concursos que a Câmara Municipal lançou.

Esta semana abriu ao público mais um quiosque, o do jardim das Amoreiras. Depois do quiosque no jardim e miradouro de Botto Machado, e dos recuperados da Praça das Flores, Príncipe Real e Largo Camões, este é mais um que enche de vida um jardim da capital.
Nos próximos dias conto dar notícia da abertura dos dois quiosques do miradouro de São Pedro de Alcântara, também já com a concessão atribuída após o normal concurso público.
E assim, turistas e lisboetas vão deixar de ter falta de onde se refrescar enquanto desfrutam de uma das mais belas vistas sobre Lisboa.
PS: os interessados nos concursos que estão agora a decorrer podem consultar a página da CML.

3 comentários:

PROSA disse...

Noutro espaço sobre quiosques, já tinha "avisado" para o preço às vezes totalmente despropositado entre o espaço e a concessão, lendo a reportagem do i, verificamos já concessionários a falar no mesmo tema, se tiverem 6 meses de Inverno os quiosques não funcionam !.

Seria mais interessante um modelo de projecto para o local (com actividades...) e partilha de dividendos entre o concessionário e a camâra.

Em relação a São pedro de alcantra, deveria estar disponível dia 05/07/2009 a funcionar, já que o concurso público foi a 5 Junho de 2009, como é que um concessionário(senão tiver ajuda da CML) pode arrancar com este investimento tendo perdido o Verão de 2009 ?.

Em relação Avenida, esperemos para ver! é um espaço que acho ainda não estar preparado para 5 quiosques em simultâneo ?, sem Avenida estar posicionada com um arteria fundamental de Lisboa e central do divertimento ,revitalização do parque Mayer , um grande discoteca de Lisboa ... constantes espectaculos no coliseu e teatros circundantes, quem investir terá de rezar muito ao Santo Antonio, porque não será fácil.

Sinceramente espero que a recuperação seja um sucesso e possamos ter um cidade de Lisboa com espaços mais interessantes para nós e para quem nos visita.

Mas, e para um português há sempre mas! espero que dentro de alguns anos não estejamos com cenário quase idêntico ao actual e com os quiosques ao abandono.

mas não deixa a CML ter o merito deste projecto !

Será muito dificil a CML ficar com toda a Carne e dar os ossos, talvez
o bom temo seria uma entremeada com alguma gordura.

Anónimo disse...

Pena que um quiosque num pequeno jardim ao lado da Basilica da Estrela esteja a cair de podre, e é um exemplar, que quando novo seria bastante bonito.

Augusto Pacheco

Anónimo disse...

No Blog de Santana Lopes, ele diz que os quiosques que abriram estão todos fechados.

Fui lá à caixa de comentários perguntar se é desconhecimento ou mentira. Não me publicaram o comentário.

Internet sem cultura democrática não é internet. É o que eu acho.