sexta-feira, 3 de julho de 2009

Vale a pena construir mais um túnel no centro de Lisboa?

A pergunta não é minha, mas sim do jornal "i".

As respostas também não são minhas, mas de vários especialistas na matéria. Destaco duas ideias, mas sugiro uma leitura mais atenta na edição de hoje do jornal "i".

"O dr. Santana Lopes está a propor a criação de uma via rápida subterrânea a passar pelo centro da cidade. É uma espécie de Eixo Norte-Sul no coração de Lisboa. Qualquer engenheiro de transportes independente sabe que isto é um perfeito disparate. É tudo o que não se deve fazer." É assim que reage Fernando Nunes da Silva, professor de urbanismo e transportes no Instituto Superior Técnico.

(...)

"O cruzamento com o metropolitano pode ser um problema. As obras do túnel do Marquês estiveram paradas durante sete meses devido à providência cautelar interposta por Sá Fernandes - por ausência de um estudo de impacte ambiental e porque poderia prejudicar estruturas do metro e do Aqueduto das Águas Livres. Agora, o túnel do Saldanha que Santana projecta poderá ter "problemas grandes por causa das estruturas do metro. Ainda por cima, agora com a extensão da linha. Santana vai bater outra vez com a cabeça no metro", defende Manuel João Ramos". (presidente da ACA-M)

5 comentários:

Anónimo disse...

Quem quer que ande de bicicleta em Lisboa sabe que os túneis são os piores inimigos dos ciclistas.

A parte do programa de Santana sobre as bicicletas é inconsistente com toda essa apologia dos túneis, que já vem de outro grande "santanista", aliás: João Soares!

Vou votar pela primeira vez na vida PS. Ao que isto chegou!

B Aranda disse...

Se bem que Santana lá consegui definir o grante tema da campanha: Tunel sim ou não.

Eu até acho que o tema da mobilidade e acessibilidade é muito importante e Lisboa tem muito a ganhar com um debate aprofundado sobre estas questões... mas fiquei um bocado assustado ontem quando um amigo meu me disse que se o Costa não propõe também assim uma coisa em grande para facilitar o trânsito, está feito".

O tema da acessibilidade não é fácil e os populistas demagogos como o Santana podem obter vantagens disso mesmo apelando ao senso comum: "Há muito transito, alargue-se a estrada. Um túnel por baixo e um viaduto por cima".

Anónimo disse...

Boa Tarde Sá Fernandes, neste país já nada me admira mas a noticia que o JN on-line e o DN, estão a divulgar , neste Domingo 5 de Julho, é espantosa.

O Sá Fernandes foi constituido arguido por um tribunal de Braga por ter em Setembro á entrada do Tribunal da Boa-Hora ter chamado bandido ao gerente da Braga Parques, está sujeito a termo e identidade e residência e poderá ter de indemnizar o Domingos Nóvoa em 25.000 euros ?????????????

Então agora há tribunais a funcionar, ao domingo e juizes a a constituirem arguidos ao domingo?

Já não faço considerações sobre o estado a que este país chegou, alguem que foi condenado por tentativa de corrupção, pode safar-se com uma multa simbólica e perseguir despudoramente quem o denunciou

Depois admiram-se , de os portugueses dizerem que não confiam na justiça.

È caso para dizer valha-nos S. Marinho Pinto.

Augusto Pacheco

Anónimo disse...

Lisboa já está furada demais! O Santana Lopes devia olhar por exemplo para Marvila mais concretamente para Avenida Pardal Monteiro e Ruas adjacentes, postos de electricidade no chão, outros a cair, todo isto porque Avenida está transformada em parque de estacionamento dos camiões da TIR, e das escolas de condução de todo o Distrito de Lisboa, em suma ás 5-6 horas da manhã começa o inferno com o barulho que os carros de grande porte fazem. Só quem cá vive é que sabe o que sofre. Mas há mais, iluminação é uma vergonha, as lâmpadas são de fraca potencia, além disso são raras as que estão acesas, nem a Câmara nem a Junta da Freguesia nada fazem para resolver este problema. Sr.Santana Lopes queira dar uma volta pela Avenida, para ver o caos em que ela se encontra, carros a cair de podre estacionados sempre no mesmo sítio há anos, e não há ninguém responsável que resolva este cemitério de carros velhos. Já é tempo de isto ser resolvido por alguém de direito!…

Anónimo disse...

www.cenasapedal.pt