sexta-feira, 5 de junho de 2009

Viagem pelos jardins e parques de Lisboa


É hoje apresentado, na FNAC do Chiado, o primeiro "Guia de Parques, Jardins e Geomonumentos de Lisboa".

Como se lê na contracapa, "este guia propõe uma descoberta do património de parques e jardins de Lisboa, e uma viagem botânica a todos os continentes sem sair da cidade. São mais de 120 espécies de plantas referidas nos textos e assinaladas nos mapas dos parques e jardins, incluindo árvores que são autênticos monumentos vivos, para além de muitas curiosidades interessantes. Uma selecção de 51 parques e jardins, incluindo três jardins botânicos, acompanhados de mapas graficamente apelativos e fichas com informações úteis. Uma imensa colecção de cenários e paisagens, ambiências, recantos, vistas e formas para desfrutar. A história também está presente, a enquadrar cada parque e jardim, guardando ainda muitas histórias para contar. Mais de 300 fotografias estão reunidas nesta obra, ilustrando perspectivas, pormenores e ambientes. Foram também seleccionados seis geomonumentos da cidade. É um livro inédito. Uma outra face de Lisboa espera por si. Venha descobri-la".

Acrescento apenas que este era um guia que fazia falta.

Para ajudar a descobri-la, tenho todo o gosto em oferecer 3 exemplares deste guia, às três primeiras pessoas que demonstrem melhor conhecer os jardins de Lisboa. Basta responder a esta pergunta: onde fica o Jardim das Amoreiras?

Enviem-me um email com a resposta certa e os vossos contactos para ganhar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem visitar o Jardim das Amoreiras não se esqueça de ver a Mãe de Água ( o grande reservatório onde acaba o Aqueduto das Aguas Livres).

A volta, nesse pequeno oasis situado a 200 Metros do Centro Comercial das Amoreiras, existem ainda construções pombalinas, era nesta zona onde se situava a Fabrica das Sedas, e as amoreiras foram plantadas para obter alimento, para os bichos da seda, e dessa maneira obter matéria prima para o fabrico da seda.

Bem perto fica o Pateo Bagatela, um emprendimento que conservou a traça de um pateo popular do inicio do século XX, e á volta ficam alguns bons restaurantes e bares, entre eles o mitico Procópio, onde nos anos de 74 , 75, 76, se preparavam revoluções , Aventino Teixeira, Melo Antunes, e outros militares eram nessa época visitas regulares.

Cumprimentos

Augusto Pacheco

José Sá Fernandes disse...

Caro Augusto Pacheco,

Excelente descrição!
Envie-me pf um email com os seus contactos para lhe fazer chegar o livro.

ze.sa.fernandes.lx@gmail.com

Abraço,

Rubus disse...

O Jardim das Amoreiras fica em frente à entrada do Portão da Mãe de Agua das Amoreiras. Ensombrado pelas arcos do Aqueduto fica um dos mais bonitos conjuntos de Ginkgo biloba de Lisboa. No outono agraciam todo o jardim com um tecto e chão dourado que dispensa ser varrido. Os seus troncos negros são colunas que ligam o dourado do Céu ao dourado da Terra. É a minha altura preferida nesse jardim. De resto encontra-se lá uma espécie rara de se ver em Lisboa a Firmiana simplex, que fui eu quem identifiquei para essa mesma publicação, a minha primeira participação numa publicação.

Cumprimentos

Bruno Silva.